Eventos 15, Mai, 2023

Workshop EQUIMAIS: Neonatologia Equina reuniu especialistas

asas

Realizou-se no dia 15 de maio, na Escola Superior Agrária de Elvas, o Workshop de Neonatologia Equina no âmbito do projeto EQUIMAIS: melhor produção equina, liderado pela Universidade de Évora em parceria com os Institutos Politécnicos de Portalegre e Santarém. 

O objetivo deste workshop teórico-prático, com um dia de duração, foi o de formar os participantes na área da neonatologia equina em quais as patologias mais comuns, aspetos a ter em conta na realização do exame clínico ao potro e principais áreas de atuação no tratamento destes animais. O workshop contou com os oradores Dr. Juan Maria Gallardo, doutorado em Ciências Veterinárias e atual Diretor Técnico da Real Federación Española de Asociaciones de Ganado Selecto, Madrid; Dra. María Martín, doutorada em Ciências Veterinárias e diplomada pelo Colégio Europeu de Medicina Interna Equina (ECEIM) e atualmente responsável pela unidade de neonatologia do Hospital Clínico Veterinário da Universidade da Extremadura, Cáceres; e Dra. Marta Uva, mestre em Medicina Veterinária e com ampla experiência internacional nas áreas de medicina interna e neonatologia equina.

Ainda que sob perspetivas diferentes, tanto formandos, como formadores manifestaram um elevado grau de satisfação com a experiência.


Breve nota sobre o Projeto EQUIMAIS
O projeto conta com uma equipa pluridisciplinar na área da produção equina. É coordenado pela Universidade de Évora, tendo como parceiros o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Santarém, e visa difundir conhecimento científico sustentado na área, realizando para isso diversas formações e publicações. Foram propostas tarefas específicas nas seguintes áreas: diagnóstico e tratamento de éguas; recolha e transferência de embriões; avaliação e seleção de garanhões; utilização de marcadores genéticos; comportamento de garanhões; maneio de poldros; nutrição e eficácia reprodutiva. Estas tarefas visam a capacitação de técnicos e o desenvolvimento tecnológico da cadeia produtiva, permitindo um salto quantitativo e qualitativo importante na produção e criação de cavalos na região do Alentejo.