História


Reconhecendo que ao Ensino Superior Politécnico é reconhecida especial aptidão para satisfazer as necessidades de formação científica, técnica e profissional das estruturas produtivas regionais, é criada a Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) – integrada no Instituto Politécnico de Portalegre – através da publicação do Decreto-Lei nº 304/94 de 19 de Dezembro. Para assegurar a execução das ações necessárias à instalação da Escola, foi nomeado um Diretor. Com o fim do regime de instalação, é eleito um Conselho Diretivo.

As atividades letivas da ESAE tiveram início em outubro de 1996 com a leccionação do bacharelato em Engenharia Agrária. Atualmente lecciona três licenciaturas de 3 anos - adequadas ao Processo de Bolonha: Agronomia, Equinicultura e Enfermagem Veterinária.

Em outubro de 2007 teve início o Mestrado em Agricultura Sustentável, tendo funcionado todos os anos de forma ininterrupta. Para além deste, a ESAE lecciona - juntamente com as restantes Escolas Superiores Agrárias que ministram a licenciatura em Enfermagem Veterinária -, o Mestrado em Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia.

Desde 2015 são ministrados os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP) em Produção Agropecuária e Cuidados Veterinários. A oferta ao nível dos CTESP aumentou em 2016 com a leccionação de dois novos cursos: Viticultura e Enologia e Desporto e Formação Equestre.

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), do qual a ESAE faz parte, tem tido uma estratégia de investimento em infra-estruturas para dar aos seus alunos as melhores condições nas suas atividades curriculares, na alimentação, no alojamento e nos demais aspetos que respeitam à vivência dos estudantes. Em novembro de 2003 foi inaugurada a cantina e residência de estudantes a cerca de 200m das instalações da Escola. Devido ao aumento substancial do número de alunos, houve necessidade de se aumentar a capacidade de alojamento para os estudantes na cidade de Elvas, estando já a ser realizadas obras de intervenção para a preparação de uma segunda residência de estudantes, num projeto a cargo do Município de Elvas.

As instalações da Escola foram inauguradas em novembro de 2004 e situam-se num espaço histórico privilegiado: um Quartel do Trem do século XVII. São dotadas de vários espaços laboratoriais (Laboratório de Química Agrícola, Laboratório de Biologia Vegetal, Laboratório de Tecnologia Alimentar, Laboratório de Microbiologia, Laboratório de Veterinária, Sala para Necrópsias), auditório e sala multi-usos.

O saber-fazer e o contacto com a prática são prioritários e absolutamente fundamentais no ensino ministrado na ESAE. A ESAE dispõe de um Centro de Atendimento Veterinário Escolar, considerada uma das infraestruturas melhor equipadas ao sul do Tejo. Os alunos podem também usufruír das vantagens decorrentes do estabelecimento de um protocolo com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (Centro Experimental da Herdade da Comenda) e com o Instituto Nacional de Recursos Biológicos, os quais lhe permitem o contacto com a prática através de aulas, do desenvolvimento de atividades de investigação e experimentação e da realização de estágios, entre outros.

Ao abrigo de um protocolo estabelecido entre o Município de Elvas, Exército Português e o Instituto Politécnico de Portalegre, os alunos da licenciatura de Equinicultura usufruem atualmente de instalações no Complexo de Animação e Formação Equestre de Elvas (Museu Militar de Elvas), para a prática da Equitação a cerca de 800m da ESAE.

 

 


Consulte também:

Factos e Números

Órgãos de Gestão

Instalações

Serviços