Todas as Escolas do Politécnico de Portalegre voltaram a receber o galardão “Eco-Escolas”, agora pelo trabalho desenvolvido no ano letivo de 2022/2023.
Cada uma das unidades orgânicas desenvolve o seu projeto. A criação do Eco-Trilho e a mudança no sistema de recolha de resíduos são exemplos de melhorias verificadas no Campus Politécnico, impulsionadas pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão e pela Escola Superior de Saúde e concretizadas com o envolvimento da comunidade académica.
Temas tais como as alterações climáticas; água: utilização sustentável na prática agrícola; biodiversidade; energia e reciclagem foram motivo de reflexão e ações, na Escola Superior Agrária de Elvas.
Na ESECS-IPPortalegre, a par do trabalho desenvolvido com a comunidade escolar, durante o ano letivo, foi promovido um evento agregador – a I Semana Eco-ESECS – com o envolvimento de parceiros locais (comunicação social, associações ambientais, agências e empresas). O programa incluiu debates, apresentações, conferências, exposições e ciclo de cinema, estando já prevista uma próxima edição.
Ostentar a bandeira verde representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido, não só na melhoria do desempenho ambiental, como na sensibilização para a sustentabilidade. O Eco-Escolas é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Mais informações: https://collaboro.ipportalegre.pt