Notícias 15, Nov, 2022

Agricultura Sustentável: Jornal Económico destaca visão e pioneirismo do Politécnico de Portalegre/ESAE

sdsdsd

Um artigo publicado no Jornal Económico destaca a visão e o pioneirismo do Politécnico de Portalegre/Escola Superior Agrária de Elvas na oferta de formação na área da Agricultura Sustentável: primeiro através de uma licenciatura bi-etápica e atualmente através de um mestrado.

Uma formação que tem vindo a abrir edições todos os anos, atraindo cada vez mais estudantes e profissionais do setor e que para além da habilitação académica ainda proporciona o reconhecimento profissional pelo Ministério da Agricultura, como técnicos de Agricultura Biológica e Produção Integrada. Partilhamos parte do artigo, o qual pode ser lido na íntegra no link mencionado nesta página.


 

Todos os documentos da União Europeia falam hoje de agricultura sustentável. Definitivamente, não era assim quando o Instituto Politécnico de Portalegre lançou a licenciatura bietápica (três+dois anos) em Engenharia Agrária e Desenvolvimento Regional, ramo Agricultura Sustentável.

“Logo em 2000, com a bietápica com ramo em Agricultura Sustentável, observando o rumo pioneiro de alguns organismos estrangeiros a trabalhar em sustentabilidade se percebeu que teria de haver um caminho de sustentabilidade a percorrer pela agricultura”, conta Francisco Rodrigues, coordenador do Mestrado em Agricultura Sustentável, ao Jornal Económico.

Sete anos depois deste primeiro passo, a Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), que integra o Instituto Politécnico de Portalegre, avança na consolidação da sua visão pioneira, lançando o inovador Mestrado em Agricultura Sustentável. O plano de estudos do programa foi revisto em 2012, tendo sido criadas as atuais unidades curriculares. Em 2017 houve um pequeno ajustamento, mantendo-se a designação e os conteúdos.

Na formação em agricultura sustentável, a ESAE fez, de facto, um caminho à frente do tempo. Só em 2015, a ONU veio a aprovar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em que o 2º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) advoga a prática da agricultura sustentável. E foi necessário esperar ate 2020 para que a Política Agrícola Comum (PAC) ganhasse novas orientações, com o Green Deal (pacto ecológico europeu) e o F2F (Farm to fork – Estratégia do Prado ao Prato) a apostarem na agricultura sustentável.

“Se comparar as unidades curriculares do plano de estudo com as linhas estratégicas da atual PAC com os seus Eco-Regimes, poderá verificar que há uma coincidência quase total entre ambos”, afirma Francisco Rodrigues. “Em 2012 antecipamo-nos em termos de formação sobre aquilo que viria a ser a estratégia da UE para a agricultura até 2030”.
O Mestrado em Agricultura Sustentável da ESAE é único em Portugal. “Vai na sua 15ª edição consecutiva, com as 20 vagas totalmente preenchidas e candidatos não colocados por falta de vagas”, adianta o professor e coordenador do curso, também Professor-coordenador do departamento de Ciências Agrárias e Veterinárias.

Embora o número varie de ano para ano, cerca de metade dos alunos vêm de fora do distrito de Portalegre. Nos últimos anos regista crescimento a procura por parte de alunos que terminam o curso de Agronomia na ESAE e que prosseguem os estudos frequentando o mestrado. Muitos também estão já empregados quando ingressam no curso. “Sentem necessidade de atualização de conhecimentos para a sustentabilidade na agricultura”, justifica Francisco Rodrigues. A taxa de empregabilidade ronda 100%.

Para além da habilitação académica, o mestrado ainda proporciona “o reconhecimento profissional dos alunos que concluem a parte curricular, por parte do Ministério da Agricultura”, que os reconhece como Técnicos de Agricultura Biológica e simultaneamente como Técnicos de Produção Integrada. “São colocados automaticamente na lista nacional de técnicos reconhecidos nestes modos de produção sustentáveis”, adianta.

 

Artigo completo do Jornal Económico: https://jornaleconomico.pt/noticias/escola-agraria-de-elvas-ensina-agricultura-sustentavel-ha-22-anos-959455?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=LinkedIn