Notícias 23, Set, 2022

AGRONOMIA: um percurso sólido, uma garantia

De regresso a casa: o percurso do nosso diplomado Francisco Nunes

AGRONOMIA

FRANCISCO NUNES: de volta a casa

Natural de Elvas, com 23 anos, quis conhecer uma realidade diferente daquela que conhecia até então e ingressou numa instituição de Ensino Superior do litoral numa licenciatura na área das Energias Renováveis. Após um ano de estudos não se sentia realizado academicamente no curso que escolhera, nem pessoalmente: não se sentia feliz e aumentavam cada vez mais as saudades e a vontade de voltar para Elvas.

Regressa a Elvas e ingressa na Escola Superior Agrária de Elvas: uma instituição de Ensino Superior que ministra cursos na área que gosta, perto de casa e do que mais gosta de ter e fazer:  amigos e atividades no campo.

Não reunindo as condições imediatas para o ingresso na licenciatura em Agronomia, optou por ingressar no Curso Técnico Superior Profissional de Produção Agropecuária (ESAE), uma via que aconselha pelo cariz prático do curso e pelos conhecimentos que fornece a quem pretenda prosseguir estudos para a licenciatura em Agronomia.

Foi também esse o percurso do Francisco, que considera a licenciatura em Agronomia da ESAE uma excelente opção para o presente e futuro. Proporcionou-lhe uma formação muito vasta em termos agrícolas, desde a produção até à comercialização dos produtos, observando as várias formas e modos de produção, a tecnologia inerente ao processo e a aprendizagem de competências na área da Gestão e do Marketing que permitem a valorização dos produtos agrícolas.

Foi com alegria que soube que o curso foi reestruturado e vai ter uma formação mais focada na nova PAC e em produções mais sustentáveis. Considera que esta é mais uma prova que a ESAE está sempre atenta e procura dar aos seus alunos uma formação a par do desenvolvimento do setor.

Em quase todo o seu percurso académico teve o seu Pai como Diretor da ESAE, um dos primeiros professores da ESAE, o que lhe proporcionou desde cedo a oportunidade de conhecer grande parte dos docentes da Escola. Numa Escola caracterizada por um ambiente muito familiar e por uma experiência de ensino muito personalizada, diz nunca se ter sentido beneficiado ou prejudicado por tal facto.

No último semestre da licenciatura, o Francisco realizou um estágio numa empresa multinacional ligada à produção de olivais e amendoais, tendo o mesmo incidido sobre a instalação de novos olivais em sebe, custos e o seu impacto na agricultura atual, uma experiência que considera bastante enriquecedora e que lhe proporcionou, por parte da empresa, um convite para lá trabalhar após o término da licenciatura.

O investimento em si continua e por isso mesmo, decidiu ingressar no Mestrado em Agricultura Sustentável da ESAE. Com uma procura bastante considerável, este é o curso que Francisco considera ideal como sendo aquele que reúne as condições para o dotar de conhecimentos especializados na área da Agricultura Sustentável.

AGRONOMIA: um percurso sólido, uma garantia.