Notícias 14, Jun, 2022

III Jornadas de Campo -ISOMAP- Tecnologias de Agricultura de Precisão, Mecanização e Digitalização

15 de junho, 09h30

III Jornadas de Campo

• ISOMAP •

Parceria IPP/INIAV

15 de junho| 09h30

Herdade da Comenda

No âmbito do projeto de investigação ISOMAP, liderado pelo Instituto Politécnico de Portalegre e que conta com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária como parceiro, realizaram-se no dia 15 de junho, as 3ªs Jornadas de Campo do projeto ISOMAP, cujo foco incidiu nos resultados de produção e soluções ISOBUS em máquinas para VRT.

Este projeto visa reforçar e consolidar o conhecimento do uso integrado de tecnologias de Agricultura de Precisão, Mecanização e Digitalização em itinerários técnicos de agricultura de conservação na produção de forragens, no seguimento da linha de investigação e transferência de tecnologia iniciada com outro projeto, o MechSmart Forages.

Através do projeto ISOMAP pretende-se delinear o método de abordagem do uso das tecnologias de monitorização do solo e das culturas e a aplicação de fatores a taxa variável que garanta a produtividade e sustentabilidade das culturas em regiões Mediterrânicas.

Nestas jornadas foram apresentadas comunicações sobre produção de ferragens, alimentação de ruminantes, e realizaram-se demonstrações de soluções ISOBUS em tratores, máquinas para fertilização e para proteção de culturas. As jornadas terminaram com uma cerimónia de assinatura de protocolos onde esteve presente o Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Professor Luís Carlos Loures e o Presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Doutor Nuno Canada.