Notícias 28, Mai, 2022

Guia de Colheita Sustentável de Plantas Aromáticas e Medicinais Silvestres

Um guia muito interessante para todos aqueles que gostam de plantas aromáticas e medicinais

No âmbito da 7ªedição do Ervas & Companhia que se realizou na Orada, foi apresentado o Guia de Colheita Sustentável de Plantas Aromáticas e Medicinais Silvestres.

Este guia foi criado no âmbito do projeto "Cooperar para Crescer no Setor das Plantas Aromáticas e Medicinais", um projeto internacional liderado pela ADC Moura e do qual faz parte o Instituto Politécnico de Portalegre, juntamente com parceiros da Extremadura Espanhola, do Centro português e do Alentejo.

O guia é composto por várias partes. Na primeira, fala-se do que é a sustentabilidade dos recursos silvestres. Para o efeito procedeu-se a um levantamento das plantas aromáticas e medicinais de colheitas silvestres no Alentejo, efetuando visitas aos mercados de Estremoz, Portalegre e Elvas, que possibilitou recolher cerca de 50 espécies que serão colhidas e vendidas de colheitas Silvestres.

A segunda parte deste guia incide nos principais requisitos para a colheita sustentável das espécies, atendendo à legislação que existe sobre os requisitos para o efeito. Segundo a Professora Orlanda Póvoa, seria fundamental que as pessoas aprendessem técnicas de coleta sustentável destas plantas, de forma a que a colheita não prejudicasse a sustentabilidade destas plantas e se adaptassem as espécies que existem na natureza ao cultivo.

O Guia de Colheita Sustentável de Plantas Aromáticas e Medicinais Silvestres visa contribuir para a formação dos apanhadores de campo, para os não profissionais, sensibilizando para a importância de algumas regras de saúde pública, uma vez que existem muitas plantas que podem ser tóxicas, não tendo as mesmas utilizações em termos de fitoterapia apesar de poderem ser idênticas a outras usadas frequentemente usadas para esse efeito.

 

Créditos: Rádio Campanário