Notícias 22, Nov, 2022

“Genetic Resistance of Bovines to Theileriosis”: artigo científico destaca resistência superior das raças bovinas autóctones

O docente da Escola Superior Agrária de Elvas/Politécnico de Portalegre Prof. Doutor Jacinto Gomes, publicou recentemente um artigo de bastante interesse para a comunidade académica, mas também para muitos produtores de bovinos da região.

Este artigo foi feito no âmbito dum projeto de investigação sobre a Theileriose bovina, doença transmitida por carraças e que tem uma elevada prevalência no Alentejo. Destaca a possibilidade de identificação e seleção de animais mais resistentes à doença, como descrito em vários estudos anteriores que identificaram que as raças autóctones são mais resistentes que as raças exóticas. 

Este artigo tem como primeira autora a aluna de doutoramento, Diana Valente, e como co-autoras, a docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Prof.ª Doutora Ana Cláudia Coelho e a investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Inês Carolino.

O artigo está em acesso aberto, podendo ser consultado através do seguinte link: https://www.mdpi.com/2076-2615/12/21/2903/htm